sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Inverno


Inverno
Parte da jornada de se tornar um bonsaísta consistem conhecer as estações e como elas afetam a natureza, assim, levando em conta que fazemos parte da natureza, ela nos afeta também, você já tinha notado isso?
No inverno algumas plantas entram em estado de dormência, e algumas espécies perdem suas folhas, conservando assim sua energia vital. Eu, particularmente, chamo  o inverno de final de um ciclo, onde, por razões óbvias, a natureza parece estar parada, dormindo. A energia neste período parece fluir de maneira quase que  imperceptível, como um sono profundo onde os batimentos cardíacos parecem quase parar. Salvo algumas espécies que florescem nesta época, é uma época nostálgica, chamada inverno.
O verdadeiro mestre conhece suas plantas e a forma como as estações a influenciam. Como a energia fluirá por elas,  e assim compreender e vivenciar este momento ímpar. No Tai Chi aprendi que todas as manhãs o Criador envia sua energia vital para a terra e a natureza capta essa energia. Falo não apenas do alimento físico, mas da energia vital que provém do Criador; e isso acontece todos os dias Ele nos sustenta pela sua bondade, pela sua graça. A natureza reconhece isso e vivencia esses momentos através das estações,  através da vida, através dos tempos.
No inverno o fluxo vital diminui, com isso ocorre a dormência, aparentando quase um estado de morte, mas nada mais é que a preparação para a Primavera, momento mágico onde esse fluxo flui de maneira muito forte, levando a natureza a explodir em brotações, fazendo sementes germinarem com mais facilidade, alporques enraizarem rapidamente. Então compreenda e respeite o inverno, aprenda a viver esta estação, este momento. esta ação do Criador. Isso acontecerá se houver uma  busca profunda da sua parte pela compreensão. Siga as dicas que o Criador deixou na própria natureza, aprenda com mestres e pratique.

Arigato!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário